Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Toxoplasmose em Coelhos



*Causa: parasita protozoário designado Toxoplasma gondii (tem o gato como hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais como hospedeiros intermediários). 
*Transmissão: comida ou água contaminada, pulgas e piolhos 


*Sintomas: febre, falta de apetite, prostração, muita sede, abdômen de tamanho aumentado, emagrecimento, anemia, diarréia fétida de cor esverdeada ou com sangue e convulsões (poderá existir paralisia da região posterior). 


*Diagnóstico: análise direta (através da identificação do parasita nas fezes) ou indireta (através de análises ao sangue para detecção de anticorpos específicos). 
*Tratamento: administração de antibióticos.

Patologia Dentária - alterações dentárias



*Causa: hereditárias, congênitas ou adquiridas (alimentação, trauma, deficiências durante o crescimento). 


*Sintomas: dada a natureza reservada dos coelhos, muitas vezes é difícil diagnosticar. Contudo podem ser observadas alterações no comportamento como beberem e/ou comerem menos. Deve-se estar atento pois quando se detecta já se pode estar na presença de infecções ou inflamações graves. 


*Patologias associadas: devido ao relacionamento com outras estruturas anatômicas – abcessos, rinites, sinusites, alterações oculares e alterações neurológicas. 


*Diagnóstico: exame oral completo (podendo ou não levar anestesia) e exames auxiliares (como radiografias) 


*Tratamento: de acordo com o que é observado o tratamento passa por correção de um sobrecrescimento de dentes, a excisão de abcessos, remoção dos dentes afetados e outros procedimentos de acordo com o grau de envolvimento de outras estruturas da cabeça. 
*Sucesso da intervenção: depende do diagnóstico precoce, dentição afetada e alterações já presentes.