Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reprodução (no termo da Cunicultura chama-se de Cobertura)



Reprodução: À semelhança de outras criações, o coelho pode se reproduzir pelos métodos naturais ou artificiais:


Manta Natural - o coelho é um animal dos mais prolíferos, sua gestação dura de 28 a 32 dias, os machos são muito ativos e não existe nenhuma dificuldade em sua reprodução, tanto é que tem se tornado um incômodo para alguns países, como na Austrália, criados soltos, foram tão eficientes que tornaram-se praga, destruindo plantações, foi necessária a construção de uma cerca metálica para isolar grandes extensões de terra. Desta forma o coelho é um animal que não necessita de auxílio para sua multiplicação. A monta é simples e rápida, o macho se prende ao dorso da fêmea, abocanhando sua sernelha (nuca), após movimentos contínuos atinge o ápice dando um salto para frente, emitindo um som característico.


Inseminação Artificial - utilizado em criações industriais, este método tem por finalidade a melhoria genética, além de aumentar a eficiência na quantidade de láparos nascidos. Esta tecnologia tem se desenvolvido com rapidez e já existem instrumentos e métodos complexos que tem agilizam a obtenção de novos resultados. Consiste em coleta de sêmen, manipulação e introdução em matrizes preparadas.


Desmame:Os láparos podem ser separados aos 30 dias de vida das matrizes e colocados em gaiolas coletivas, nesta época de desmama que é preferível fazer sexagem, pesagem e identificação, a mais utilizada é a tatuagem, para melhor controle de escrituração zootécnica, podendo-se também tirar a matriz da gaiola.


A produção de leite de uma matriz atinge o ápice de produção em 21 dias, caindo o pico após este período, porém desmamar os láparos antes dos 28 dias aumenta a probabilidade desta matriz ter mamite (Mastite), apesar que, aumentar o tempo de lactação por mais 30 dias só traz desvantagens, pois a produção de leite é pequena e a quantidade de ração consumida é grande.


O sistema em que se cobre a matriz 26 dias após o desmame, resultando em 6 gestações por ano é o mais recomendado pois facilita a utilização intensa da matriz, sem afetar seu desempenho reprodutivo, este sistema só não é indicado para criadores de coelhos para pêlos, pois para este tipo de exploração recomenda-se no máximo 3 a 4 partos anuais por matriz.

















Nova Zelândia




País de origem: USA - raça média para carne

Idade adulto: 5 meses
Peso mínimo: 4 kg
Peso ideal: 4,5 kg
Peso máximo: 5 kg

CONFORMAÇÃO:
Cabeça: De tamanho regular em proporção ao corpo. O macho apresenta perfil arredondado e a fêmea perfil afilado. Pescoço praticamente invisível.
Olhos: São despigmentados (róseos).

Orelhas: Tamanho pequeno em proporção ao corpo, carnuda, comprimento máximo de 12,5 cm. Quanto mais curtas melhor. O formato é arredondado.
Tronco: Cilíndrico, lombo bem desenvolvido.
Quarto posterior: Forma arredondada, musculatura bem desenvolvida, sem depressões.
Cauda: Inserção vertical, colocada ao quarto posterior.
Membros: Bem aprumados, bem proporcionados, sendo mais fortes no macho.
Unhas: Brancas (despigmentadas).
Coloração da pele: Branco puro.

Gigante de Bouscat



País de origem: França

Idade adulto: 5 meses
Peso mínimo: 5 kg
Peso ideal:
Peso máximo: 7 kg


CONFORMAÇÃO:
Cabeça: Nos machos bem desenvolvidas sempre em harmonia com a proporção do corpo do animal, nas fêmeas, mais afiladas, com a delicadeza dos traços (características das fêmeas).
Olhos: Completamente despigmentados (mais brilhantes), próprios dos albinos, apresentam a íris cor-de-rosa.
Orelhas: São robustas, aveludas, bem plantadas e em forma de V. Na parte mediana, larga em forma colher, a ponta arredondada, mínimo de 15 cm, proporcional a um animal de 7 kg de bom comprimento, deverão ter de 18 a 19 cm.
Tronco: Robusto, elegante, musculoso, comprido e firme.
Quarto posterior: Com ossatura leve para um gigante, envolvido por camada de pele e músculos.
Cauda: Inserção vertical.
Papada: Nula nos machos e desenvolvida nas fêmeas.
Membros: Bem desenvolvidos, com aprumo e robustos.
Unhas: Brancas de tamanho proporcional.
Cor do pêlo: Branco-neve.
Pelagem: Densa, pelo fino, delicado e lustroso, deve voltar rapidamente a posição normal quando tocado ao contrário.





Finalidades da Criação de coelhos

Os coelhos domésticos podem ser criados para fins diferentes, cada um deles sendo o principal, e com boa gestão, pode resultar em benefícios econômicos que não podemos desperdiçar.
Entre elas estão:

a) A produção de carne:
As carcaças dos coelhos podem vir para o mercado com cerca de 8 semanas de idade e menos de 14. O peso de cada uma varia entre 1,0 e 1,6 quilos, quantidade suficiente de para alimentar uma família de 5 membros. Por outro lado, gordura e ossos representam apenas 14% do peso total da carcaça, de modo a obter o rendimento de que é o máximo.
A carne de coelho é branca e rico em proteínas, o seu teor de gordura é baixo e seu colesterol é baixo. Em testes de laboratório mostraram que a produção de ácido úrico no corpo humano após a ingestão for menor do que quando consumidos outros carnes (bovina, carne de porco, carneiro), é ligeiramente inferior a galinha e, em pequena proporção superior ao peixe.
Por estas razões, carne de coelho é considerado "diet", porque ele contém menos calorias do que outras carnes, sendo altamente recomendável para convalescentes e doenças artríticas por seu excelente nível de digestão e baixa produção de ácido úrico.

b)A produção de peles:
As peles curtidas constituem um subproduto do coelho muito apreciável, anunciados para a fabricação de artigos de vestuário e seus resíduos podem ser utilizados para a fabricação de suvenir's, tais como chaveiros, chapéus, etc.

c)A produção de pelos:
Apenas uma raça produz uma alta qualidade de pelo para industrializar, o angorá, coelho que tem seu pelo utilizado no vestuário, principalmente chapéus e blusões. A China é o maior produtor de angorá para a utilização do pelo no mundo, produzindo cerca de 80% das 5000 toneladas/ano.

d)A produção de reprodutores:
Qualquer uma das muitas raças existentes, quando forem tratadas adequadamente, a fim de preservar a pureza de seu sangue e evitar a consanguinidade na produção, podem ser criadas exclusivamente para utilização como reprodutores.

e)A produção de coelhos vivos:
A produção de coelhos vivos, para sere vendidos como animais de experimentação, para a fabricação de remédio na indústria no desenvolvimento de soros, vacinas, testes biológicos e, também eles podem ser vendidos como animais de estimação.