Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fator Lanudo

Não é uma doença, nem problema de manejo, mas apenas um fator genético recessivo que pode surgir em uma criação. A pelagem é semelhante ao Angorá, o que possivelmente contribui no estabelecimento da raça, que com melhoramento atingiu um fio mais fino e longo. Não interfere na vida do animal, mas torna-o indesejável, pois estando fora do padrão não interessa ao criador. Para eliminá-lo, o produtor necessita identificar se algum reprodutor ou matriz possui o "fator" excluindo-o.






Torcicolo ou Pescoço Torto

Acontece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.
 

Necrobacilose Plantar ( "mal de patas" )

O abscesso da planta das patas constitui a afecção mais vulgar e conhecida de todas as explorações canículas, estes abscessos são muito mais freqüentes nas patas posteriores, começam por uma tumefacção pouco visível, mas que se nota pela palpação. Pode limitar-se aos tecidos cutâneo e conjuntivo. A pele fica grossa (paraqueratose), com crostas; a infecção fica latente e as chagas por vezes são sanguinolentas. A falta de higiene do pavimento da jaula pode provocar uma infecção secundária, então o abscesso invade os metatarsos, tornando-se francamente purulento. Podem ocorrer infecções diversas (estafilococos, fungos), mas a mais temível está relacionada com o Corynebacterium que provoca uma gangrena necrosante, de odor nauseabundo, e pode se estender à cabeça e a todo o corpo tornando-se contagiosa (necrobacilose) A má qualidade, rugosidade, fios pegados, malhas demasiado largas e a ferrugem são os defeitos principais da rede metálica, constituindo outros tantos fatores que favorecem o desenvolvimento dos abscessos sub-plantares. As raças pesadas de coelho criam-se em piores condições sobre rede metálica que as outras. A luta contra esta é preventiva, contemplando os seguintes aspectos: (1) Eleição de raças médias e de animais cujas patas estejam providas de pêlo abundante na face inferior, o que protege a pele (Neozelandesa e Californiana); (2) Escolha de uma rede metálica com fios grossos, soldados, galvanizados, cuja largura de malha esteja compreendida entre 13mm e 15mm.
A rede não deverá irritar a palma da mão quando esta é esfregada na superfície; (3) - Lavagem e desinfecção freqüente das jaulas. Os tratamentos são difíceis. Quando não se verificam supurações francas, podem efetuar-se tratamentos diários às feridas e, com dois dias de intervalo, aplicação de anti-sépticos eficazes (iodo). Não se deve desprezar a atividade antifúngica do iodo e do permanganato nas criações sobre a cama. Não se recomendam as pomadas antibióticas porque o tratamento é longo e dispendioso. Quando os abscessos ficam purulentos ou quando as patas anteriores estão afetadas, a infecção torna-se incurável e os animais serão eliminados. Caso se verifique outros abscessos, especialmente na cabeça (necrobacilose), o animal deverá ser incinerado ou enterrado a grande profundidade. Os abscessos sub-plantares tornam, para os machos, praticamente impossível o salto. Aos animais infectados deve ser proporcionado um estrado, pelo menos numa parte da gaiola, enquanto durar o tratamento, para evitar a contínua irritação da área ferida.

Medidas Preventivas - Evitar a umidade nas gaiolas, usar estrado na gaiola quando necessário, selecionar animais mais resistentes a este problema.

Tratamento - Tintura de iodo, pomadas cicatrizantes, anticépticas, antifúngicas. Durante o tratamento usar estrados de madeira na gaiola de arame ou se possível passar o animal para uma gaiola com fundo ripado.



Mini Coelhos ou Coelhos Anões

American fuzzy lop

Origem: Também conhecido como AFL, Fuzzy (nome vulgar), na Inglaterrra é conhecido como Lop Cashmere e tem uma pequena variação no padrão da raça. Surgiu nos Estados Unidos do cruzamento entre dois Holland Lops que carregavam cada um o gene recessivo que forma a lã tipo penugento, felpudo ou fuzzy.
Peso médio: Seu peso máximo é de 1.800 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Este pequeno coelho de orelhas caídas, largas e longas possui o corpo todo recoberto por esta fina e sedosa “penugem” semelhante à dos coelhos Angorás, necessita de escovação 3 vezes por semana e apresenta uma gama variada de cores.
Prolificidade: é baixa 4 a 5 filhotes.




Mini angorá

Origem: São animais de rara beleza e tiveram sua origem a partir do English e French angorás, conservam características de pelagem e conformação corporal destas raças, porém em tamanhos reduzidos. Para conservação da pelagem é necessária a escovação 2 a 3 vezes por semana.
Peso médio: Por volta de 1.500 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Densa e sedosa.
Prolificidade: 3 a 4 filhotes.




Mini Belier

Origem: Alemanha e foi conhecido como “Klein Widder”.Depois mudou-seo nome para mini lop.Surgiu a partir do “German Big Lop”.
Peso médio: Quando adultos o peso ideal é de 1.500 a 1.600 kg. De acordo com a ARBA (Associação de Criadores de Coelhos Americana) o mini lop tem peso padrão entre 2.0 quilos a 3.0 quilos.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Pelagem densa, macia e com o mesmo comprimento em toda a extensão, apresenta um corpo arredondado, musculoso e robusto, dorso e pernas bem pronunciadas e calcadas.
Prolificidade: Cada criador segue uma linha, a de melhoramento genético muitas vezes a quantidade de filhotes diminui devido à redução do tamanho dos coelhos.





Mini Castor Rex

Origem:
Peso: 1,700 a 2,040 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Fino toque de seda livre de asperezas e lanosidades. Muito densa, textura fina, macia com toque aveludado em todo o corpo, com um brilho lustroso, firme e com características felpudas.
Prolificidade: baixa.

coelhos de Pequeno Porte

Holandês

Origem: é uma raça holandesa, classificada como pequeno porte, são rústicos e precoces.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: é mais utilizado esportivamente podendo produzir carne e pele.

Pelagem: média e macia nas cores branco e preto.
Prolificidade: 7 a 10 láparos por parto




Polonês

Origem: há dúvidas quanto sua origem, alguns consideram de origem russa e outros autores sustentam que sua origem é holandesa. É considerada a menor de todas as raças, excetuando-se as raças anãs.
Peso médio: 1 a 1,5 kg
Especialidade: a pesar de ter carne saborosa e pelagem branco arminho seu tamanho não o favorece pare estes fins.
Pelagem: branca, macia e sedosa.
Prolificidade: 4 a 6 láparos por parto








Negro e Fogo

Origem: inglesa, pertence ao grupo das raças de pequeno porte.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: é mais utilizado esportivamente podendo produzir carne e pele.
Pelagem: média, macia e sedosa possui duas cores distintas, marrom avermelhado na barriga, peito e pescoço com dorso, cabeça e orelhas pretas, tendo os olhos circundados na cor marrom.
Prolificidade: 5 a 6 láparos por parto


domingo, 28 de março de 2010

Coelhos de Médio Porte (continuação)

Prateado de Champagne

origem: francesa é precoce e rústica, produzindo carne saborosa e pele de ótima qualidade e valor.
Peso médio: 4,5 a 6 kg
Especialidade: pele e carne.
Pelagem: de cor prateada, a cor é produzida por alguns pelos de ponta azulada e outros em menor quantidade, de cor escura, na extremidade. Os láparos nascem escuros e só adquirem a cor característica após a primeira muda.
Prolificidade: - 5 a 8 láparos por parto.





Fulvo de Borgonha

Origem: francesa é considerada uma raça de porte médio com aptidão na produção de pele, de cor avermelhada com nuances mais clara na parte inferior possuindo anéis da mesma tonalidade em ambos os olhos.
Peso médio: 3,5 a 4,5 kg
Especialidade: pele e carne.
Pelagem: densa na cor avermelhada de tamanho médio.
Prolificidade: 6 a 10 láparos por parto.






Castor Rex


Origem:  francesa, tem como característica principal a pelagem curta e sedosa. Foi obtida por melhoramento genético iniciando-se de raças com pelagem média, foi apresentado pela primeira vez na Exposição Internacional de Paris em 1924. É considerada raça médio porte.
Peso médio: 3 a 4 kg.
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: marrom avermelhada, tendo uma variante para a cor branco.
Prolificidade: 5 a 7 láparos por parto
 



Borboleta Inglês

Origem: inglesa, é considerada uma raça de porte médio, bastante semelhante ao similar francês, diferenciando-se, principalmente, no seu tamanho.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: branca com manchas predominantemente negras, podendo ser azuis, amareladas ou marrons, também possui uma longa faixa negra que vai da calda até ao pescoço, olhos e focinho possuem manchas negras.
Prolificidade: 6 a 8 láparos por parto.




Belier Inglês

Origem: raça média de origem inglesa tem como característica o evidente tamanho e formato das orelhas que chegam a medir até 60 cm de comprimento e 15 cm de largura.
Peso médio: 3,5 a 5 kg
Especialidade: carne e pele
Pelagem: mediana sedosa e brilhosa, podendo ser de cores escuras e bicolor.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.




Belier Francês

Origem: francesa
Peso médio: 4,5 a 5,5 kg
Especialidade: pele e carne, nas variações anãs, servem com animal de estimação.
Pelagem: curta, variando de cor, predominando a cor cinza ou parda.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto

Coelhos de médio porte

Nova Zelândia

 Origem: americana, precoce e boa produtora de carne e pele, sendo considerada a raça mais adequada para este fim, nas variedades branco, vermelho e preto.
Peso médio: - 3,5 a 5 kg, podendo atingir 1,8 a 2 kg com 8 a 10 semanas de idade.
Especialidade: - carne e pele
Pelagem: - médio, sedoso e uniforme.
Prolificidade: 8 a 10 láparos por parto



        
Califórnia

 Origem: americana, é resultado de cruzamentos entre as raças Chinchila, Russa e Nova Zelândia, foi apresenta em 1928 em uma exposição na cidade de South Gate, estado da Califórnia. É considerada uma raça de médio porte e muito utilizada para cruzamentos com outras raças maiores com o intuito de obtenção de animais rústicos e precoces.
Peso médio: 4 a 5 kg
Especialidade: pele e carne
Pelagem: média na cor branco albino com coloração escura na ponta do focinho, orelhas, calda e patas.
Prolificidade: 8 a 12 láparos por parto.



Chinchila

Origem: alemã, seu nome é proveniente de um roedor de pelagem acinzentada que vive nos Andes. Raça de médio porte é rústica e bastante precoce e prolífera, bastante difundida na Europa e Estados Unidos.
Peso médio: 3 a 4,5 kg
Especialidade: por sua precocidade e prolificidade é uma raça muito utilizada para produção de carne, tendo uma pele bastante comercial.
Pelagem: cinza prateada, quando nascem são de cor mais escura com tonalidade clara na barriga e começam a mudar a partir do 4° mês de vida.
Prolificidade: 6 a 10 láparos por parto.



Azul de Viena

Origem: australiana, foi apresentado pela primeira vez em 1895 em Viena, proveniente de cruzamentos de raças gigantes, com o tempo foi se firmando como porte médio.
Peso médio: 3,5 a 5,5 kg
Especialidade: pele e carne
Pelagem: de tamanho médio mantém a cor azulada escura brilhosa
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto



Angorá

Origem: alguns autores atribuem sua origem ao continente Asiático, considerando sua pelagem semelhante aos gatos denominados angorá, mas há quem defenda sua origem como raça européia.
Peso médio: 3 a 4,5 kg
Especialidade: principalmente para produção de pelo, pode também ser utilizado na produção de carne.
Pelagem: macia e sedosa, podendo atingir de 15 a 20 cm de comprimento.
Prolificidade: ente 5 e 10 láparos por parto.








 

Coelhos de grande porte (gigantes)

Gigante de Bouscat

Origem: francesa, é o resultado de cruzamentos entre as raças Gigante de Flandres, Prateado de Champagne e Angorá
Peso médio: 5 a 8 kg
Especialidade: de corpo alongado é mais indicado para produção de carne
Pelagem: de cor branco albino, tem pelagem média macia e sedosa.
Prolificidade: 7 a 8 láparos por parto.






Gigante de Flandres

Origem: através de melhoramento genético a Bélgica conseguiu este elevado padrão zootécnico. Atinge a idade adulta com aproximadamente 12 meses, tendo seu desenvolvimento mais lento que nas raças de médio porte.
Peso médio: - 5 a 10 kg, podendo atingir, em alguns relatos, até 12 a 13 kg
Especialidade:  carne e pele.
Pelagem: média variando nas cores branco, negro, pardo, cinza, azul e fulvo.a
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.





Borboleta Francês

Origem: francesa, é considerada uma raça gigante, são animais rústicos e precoces mantendo uma característica única em sua pelagem.
Peso médio:  3 a 5 kg
Especialidade:  produção de carne e pele.
Pelagem:  predominantemente branca com manchas nas cores preto, amarelo e azuis, possui uma lista alongada que vai da calda ao pescoço, seu focinho possui uma mancha negra no formato de uma borboleta com as asas abertas, os olhos são evidenciados com círculos negros.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.




Gigante de Espanha

Origem: resultado de cruzamentos entre as raças Gigante de Flandres e espanholas, teve sua origem na cidade de Valencia, são animais muito resistentes, rústicos e bastante prolífero.
Peso médio: 5 a 8 kg.
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: comumente na cor cinza pardo, mas com um variação para a pelagem branca.
Prolificidade: 8 a 12 láparos por parto