Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

Dieta balanceada para coelhos

As fibras são vitais para o sistema digestivo dos coelhos, por isso o feno deve ser o principal constituinte da dieta, juntamente com a água. As dietas que consistem principalmente em ração podem levar à obesidade e aumentar os problemas digestivos.
Uma dieta correcta é constituída por cerca de 60% de feno e 25% de vegetais. Isto ajuda não só a uma dieta equilibrada como desgasta os dentes dos coelhos.
Tudo o que seja além disto é considerado uma guloseima e deve ser dado com moderação. Como complementos, deve deixar-se na gaiola uma pedra de sais e outra de cálcio, para evitar deficiências de minerais.
A introdução de novos alimentos deve ser feita gradualmente. Assim, deve dar-se apenas um alimento novo de cada vez (se se notar algum problema torna-se mais fácil descobrir a origem e eliminar o alimento da dieta).
Como apontamento, convém indicar que a cor da urina pode variar com a alimentação, chegando a atingir tons avermelhados.

Dieta equilibrada:

Fibras: > 18%
Proteínas: 12 - 16%
Gordura: 1 - 4%
Cálcio: 0,6 - 1%
Fósforo: 0,4 - 0,8%
Potássio: 0,6 - 0,7%
Zinco: 0,5%
Magnésio: 0,3%
Vitaminas (em especial A, D e E)

Água

O coelho deve ter sempre à disposição água limpa e fresca, de preferência em bebedouros de esfera por razões de higiene. O bebedouro deve ser lavado com regularidade para impedir o desenvolvimento de fungos.

Guloseimas

A fruta é tida como uma guloseima, dado o seu elevado teor de açucares. É recomendada apenas a ingestão de 1-2 colheres de chá de fruta fresca por dia. As guloseimas vendidas em lojas de animais são, geralmente, desnecessárias e nalguns casos posem causar problemas digestivos devido aos elevados valores de hidratos de carbono e açucares. Quando dadas, deve ter-se muita moderação.







Alimentos proibidos para coelhos

Os alimentos a seguir podem causar diarréia no coelho,e também leva-lo a morte.

Alface

Alfavaca dos montes
Anémonas
Árvore-da-borracha
Azedas
Batata
Beladona
Camélia
Cavalinha
Cicuta
Dedaleira
Erva-leiteira
Escrofulária-nodosa
Espinafres
Ervilhas
Feijão-verde
Giesta
Jarro-dos-campos
Laurisilva
Leguminosas secas (feijão, grão-de-bico, soja...)
Lírios do vale
Meimendro negro
Mostarda-dos-campos
Papoilas
Ranúnculo
Ruibarbo
Tremoço
Trovisco















Alimentos que podem ser servidos para os coelhos

Aqui vão alguns alimentos que podem ser servidos a o seu coelho,está lista é voltada para pessoas que tem o coelho como animal de estimação,ou para pequenas criações,tendo em vista que numa criação comercial a disponibilidade de todos estes alimentos não é possivel,pois  iriam gerar gastos desnecessários,na criação comercial é geralmente usado a ração peletizada de boa qualidade e o rami.

Abaixo a lista de alimentos:

Frutos

Ameixas
Amoras e folhas
Ananás (apenas um pouco, do tamanho de uma unha cerca de uma vez por mês para ajudar a eliminar bolas de pêlo)
Banana (muita moderação)
Cereja
Kiwi
Laranja sem casca
Maçã
Manga
Melancia
Melão
Morangos e folhas
Nectarinas
Papaia (apenas um pouco, do tamanho de uma unha)
Pêra
Pêssego (evitar dar a casca com "pêlo")
Uvas

Ervas

Basílico
Calêndula
Camomila
Coentros
Dente-de-leão
Funcho
Hortelã
Lavanda
Merugem
Milfólio
Orégãos
Rosmaninho
Salva
Tomilho
Trevo



Lista de alimentos para coelhos

Você com certeza já teve dúvidas sobre que alimentos devia ou não dar aos seus coelhos. Por isso fica aqui uma lista dos vegetais, frutos e ervas que deve-se oferecer à seus coelhos, assim como os alimentos que não devem ser oferecidos aos coelhos.



Vegetais
Abóbora (cuidado que é laxante)
Aipo (e folhas)
Alcachofra (só folhas)
Beterraba
Bróculos (só o caule)
Cenoura (e folhas)
Chicória
Courgette
Couve-flor (e folhas)
Couves de Bruxelas
Espargos
Milho-bebé (o normal não)
Nabo (ocasionalmente)
Pepino
Pimentão (vermelho, amarelo e verde)
Rabanete (moderadamente)
Repolho (raramente, pois pode causar viragens digestivas)
Rúcula


(folhas de cor escura em geral não dão problemas, devem-se evitar as de cores claras, pois causam diarréia)







alimentação de coelhos

A alimentação e um fator muito importante para a saúde do seu coelho. A escolha errada do alimento pode causar diarréia e levar o seu coelho à morte.

A fibra é importantíssima para regular o trânsito intestinal do seu coelho. Conseqüentemente, previne distúrbios digestivos. Dietas com teor de fibra inferior a 10% podem provocar diarréias. Neste sentido, a ração surge como a solução ideal para a correta nutrição do coelho, já que é uma mistura de ingredientes equilibrada que fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do coelho.
Além da fibra, a composição da proteína na ração dos coelhos é também de grande importância. Os aminoácidos (que formam essa proteína) são elementos fundamentais para o crescimento e a reprodução. Assim como as demais espécies, os coelhos exigem os 10 aminoácidos essenciais em equilíbrio quantitativo com os não essenciais. A deficiência de aminoácidos pode ocasionar crescimento retardado, diminuição de ganho de peso, pior conversão alimentar e, em casos severos, pode reduzir a habilidade em resistir a enfermidades.
Além de uma ração de qualidade e balanceada, para complementar a alimentação pode-se fornecer para o animal forragem verde como Capim braquiária, couve, almeirão, folhas de bananeira ou de outras árvores frutíferas, cenoura, aveia preta e outras hortaliças com exceção de alface.


Recomendações de uso da ração



Para coelhos em crescimento, fêmeas no terço final de gestação e fêmeas em lactação: à livre acesso. Para fêmeas em início de gestação, fêmeas de reposição e reprodutores: de 40 a 60 g/dia para cada kg de peso vivo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Cuidados

Para os iniciantes, ai vão algumas dicas fundamentais para o bem estar de seu coelhinho.


•Quando for comprar, procure sempre criadores renomados e que já estão um bom tempo no ramo;

•Ao levar seu coelho para casa, cuide para que não tenha contato com outros animais, pois ele é muito frágil diante de outros animais;

•Sempre cuide para que seu coelhinho tenha água fresca, ao contrário de alguns boatos, eles bebem muita água;

•Limpe com freqüência a jaula de seu coelhinho, para que ele não tenha contato com seus dejetos;

•Inspecione regularmente as orelhas e patas de seu coelho, caso verifique algo anormal como ferida, procure um veterinário;

•Utilize sempre ração especifica para coelhos, caso ele a rejeite, procure outra, mas evite trocas demasiadas;

•Nunca deixe seu coelho em correntes de ar, podem surgir problemas respiratórios;

•Não de verduras ou legumes em exagero ou molhadas, podem causar a diarréia. Folhas de goiabeira são ótimos para curar a diarréia;

•Não de ração em exagero, verifique a quantidade para cada raça;

•Se você deseja criar, leve sempre a fêmea na gaiola do macho para o acasalamento;

•O tempo de gestação de uma coelha é de 30 dias, 5 dias antes do parto coloque uma caixa de tamanho proporcional ao seu coelho para o ninho;

•Durante o parto, evite permanecer junto à coelha, ela pode acabar matando os filhotes;

•Na primeira semana de vida dos filhotes, não os pegue e nem mexa no ninho;

•Os filhotes podem ser desmamados com 40 dias, mais o ideal é até 50 dias;

•Nunca segure seu coelho pelas orelhas. Podem quebrar a coluna, e isto não tem cura (A urina corre solta quando levantamos o coelho, e perde todos os movimentos da parte traseira);

•Evite passear em lugares distantes, ou transportar seu coelho quando novo. É a idade mais sensível do coelho;

•Não de banho em coelhos, apenas passar um talco, fale com sua veterinária e verifique que talco pode usar.

Alimentação

O coelho é um animal herbívoro, sendo um grande consumi­dor e transformador de celulose, aproveitando mais de 80% do exis­tente nas forragens.

Portanto, os alimentos que entram em sua alimentação se baseiam principalmente em forragens e grãos embora, sob determina­das condições de sua exploração, sejam necessários cuidados especiais e é imprescindível adicionar alimentos de origem animal para equilibrar as rações, tornando-as mais indicadas para o crescimento, produções, crias, etc., pela inclusão dos elementos mais indicados para essas especializações.

A alimentação dos coelhos, em criações caseiras, não oferece os mesmos problemas que o arraçoamento nas criações industriais, comerciais ou em grande escala. Os coelhos de raça são animais selecionados para alta pro­dução e necessitam de uma alimentação adequada, para que deles seja obtida maior produtividade. Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forra­gens, restos de horta, de podas de árvores e outras plantas.

Rami:excelente fonte de vitaminas

Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forra­gens, restos de horta, de podas de árvores e outras plantas.Os coelhos são animais de rápido crescimento e desenvol­vimento precoce, que se manifestam devido à constituição química do leite da coelha, que é muito rico em proteínas e sais minerais. Sua desmama requer uma ração de relação nutritiva estreita, que pode ampliar-se à medida que o animal vai se aproximando da idade adulta.

Proporcionalmente a seu peso e tamanho, o coelho Consome e aproveita muito mais os alimentos do que os bovinos que seguem um regime de alimentação herbáceo muito parecido. O organismo dos coelhos é formado por matéria orgânica, sais minerais e água e as suas perdas têm que ser repostas, a fim de estabelecer o equilíbrio vital e atender ou regularizar as diversas funções do organismo, ou seja, circulação, respiração, secreção, etc.

Portanto, devem entrar na composição das rações, todos os princípios nutritivos necessários para formar o organismo animal ou os seus produtos. Assim, se queremos ter uma base para fazer uma alimentação racional dos coelhos, é preciso conhecer, não só a composição do seu corpo (água, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e sais minerais), mas também a proporção dessas substâncias, o que varia muito, de acordo com diversos fatores como idade, estado orgânico, regime alimentar, sistema de criação, etc.

Portanto, os alimentos que os coelhos consomem normal­mente, devem conter esses mesmos princípios nutritivos em propor­ções adequadas e de acordo com a categoria ou produção do coelho, isto é, ração de manutenção ou produção de carne, pele ou pêlo.

São as seguintes as substâncias que devem entrar no arraçoa­mento desses animais: Proteínas, Hitratos de Carbono, Gorduras ou Graxas, Vitaminas: A, C, D, E e K, Complexo B, Sais Minerais.

Enfermidades

A maioria das doenças dos coelhos é específica dos coelhos, isto significa que apenas se contagiam entre si, especialmente por meio da introdução de um animal doente em sua criação. Em geral, os animais doentes apresentam os seguintes sintomas: olhar triste e orelhas levemente caídas (se não for da raça); ficam parados, quietos; comem pouco, não mostrando o menor apetite; emagrecem. Às vezes, mostram corrimentos anormais, como pus, catarro e sangue, ou apresentam diarréia, sintomas de graves doenças, e tumores, calombos ou inchaços; tem febre, quando a temperatura é superior a 38ºC. Há muitas doenças que podem ocorrer em coelhos, causando até morte. Aqui temos listado algumas das mais importantes:

•Mixomatosis: É um vírus altamente contagioso é transmitida por mosquitos ou por contato direto. O animal infectado morre sem cura dentro de poucos dias, não tem cura eficaz. Os sintomas são o surgimento de tumores na cabeça, olhos, nariz, lábios, orelhas e órgãos genitais do animal, bem como lacrimeja mento e secreção nasal.

•Coccideose de coelhos: Coccideose é tipicamente um parasita de animais domésticos, como aves, ovinos, caprinos, suínos e até cães. Mas no caso do coelho é muito específica e só serão transmitidas a partir de um coelho para outro. Difere do coccideose do coelho. Existem dois tipos parasitas internos do coelho e diferentes sintomas:

•Cocciodiosis fígado: É detectada pelo olho - nu de ao abater o animal, são manchas brancas no fígado do animal. Coccideose intestinal aparecer em filhotes no desmame uma diarréia e o animal logo morre de desidratação.

•Pasteurelosis Coelho: É uma doença do sistema respiratório de coelhos e aparece como um frio intenso com espirros e descarga nasal constante. A respiração torna-se forçada, o animal pára de comer e morre muito enfraquecido. No comércio, existem vacinas preventivas respiratórias (complexos).

•Infecções oculares: O lacrimeja mento dos olhos do coelho é muito comum e de difícil cura. Em casos graves, podem brotar pus. Limpe os olhos com algodão embebido em chá (contém tanino que é anti-séptico) e depois aplica um colírio.


•Sarna de Coelho: O mais comum é a sarna de orelhas mas também pode aparecer no focinho e nas unhas. Nota-se imediatamente pelas crostas de sangue seco no interior das orelhas.. É muito fácil de curar, com uma ejeção subcutânea de um antiparasitário, ou pulverização com uma solução de Anti-sarna para aplicação externa.

•Calos dos pés: É uma infecção da planta dos pés dos coelhos. Aparece primeiro nas patas traseiras, e pode aparecer nas dianteiras. Uma doença bacteriana que é típica de animais adultos nas raças pesadas e também são observados em grande maioria dos coelhos rex, é quase impossível a cura em casos avançados. Os animais sofrem pelas feridas que sangram, perder peso e fertilidade. Os animais quando estão com calos, geralmente ficam “sapateando” na gaiola.

•Vermes: Os coelhos também são atacados pelos vermes intestinais que ocasionam sérios prejuízos nas criações infetadas. Os coelhos contaminados perdem o apetite, enfraquecem rapidamente, apresentando-se sempre magros, chegando muitas vezes a ter convulsões e paralisia. Na autópsia dos coelhos doentes os intestinos se apresentam endurecidos e resistentes ao corte, e no seu interior encontramos geralmente grande quantidade de lombrigas.

•Enterotoxemia em coelhos: Esta doença afeta coelhos adultos e os filhotes. É muito difícil determinar a causa, mas sob certas condições ambientais (temperatura elevada) e dieta mal equilibrada (falta de fibra ou excesso de carboidratos), da alimentação, desenvolve no intestino bactérias do gênero Clostridium que gera uma mortal toxina para o animal (uma doença pouco comum).

•Micose do coelho: Micose é uma das doenças mais temidas, porque é um fungo que atinge a pele de coelho muito difícil de controlar. Ela se propaga muito rapidamente, como qualquer fungo. A doença é perceptível, porque o coelho afetado com micose tem crostas na pele, especialmente no rosto do animal.

•Toxoplasmose: É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. É também uma enfermidade de rápido curso, 8 a 10 dias, cuja transmissão é ocasionada pelas pulgas e piolhos. Os animais doentes apresentam febre, falta de apetite, grande abatimento, muita sede, abdome aumentado de tamanho, emagrecimento, anemia, diarréia fedida de cor esverdeada ou sanguinolenta e convulsões. Muitas vezes chega a ter paralisia da região traseira. Os animais doentes deverão ser colocados em quarentena.

•Otites: São infamações do ouvido, com grande formação de cerume amarelo, perda ou diminuição do apetite e emagrecimento. Os coelhos doentes inclinam a cabeça e o pescoço para o lado afetado. Sua capacidade de equilíbrio diminui, sofrem quedas, andam em voltas, mantêm posturas anormais e podem ter crises epileptiformes. Para o seu tratamento, usar remédios de uso humano ou veterinário, para ouvido.